Balanço do Projeto
Após o lançamento do projeto e com o objetivo de promover a sensibilização para a introdução da metodologia da industria 4.0, o Regia Douro Park e a INOVABIC, promoveram 20 ações de sensibilização, dentro e fora de portas. Para além do Regia Douro Park, as ações foram levadas aos vários concelhos da região, nomeadamente, aos municípios de Tabuaço, Armamar, Vila Pouca de Aguiar, Boticas, Murça, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Mirandela, Murça, Sabrosa, Alijó, Lamego, São João da Pesqueira, Valpaços e Sernancelhe.
Nesta vasta área, estivemos em contacto com mais de 130 pessoas, que constituem os quadros superiores de cerca de 110 empresas do sector Agroalimentar da região do Douro e Trás-os-Montes. No Regia Douro Park foram recebidas mais de 50 empresas e cerca de 65 pessoas nas ações de Coaching e Liderança empresarial e nos Workshops de capacitação em indústria 4.0.
Dando seguimento às atividades contempladas no projeto, nos dias 28, 29 e 30 de maio, o Regia Douro Park, organizou a Conferencia Internacional – Industria 4.0 no sector agroalimentar – Douro TGV. Estiveram presentes na qualidade de oradores e convidados os principais players da região dos sectores do Turismo, da Gastronomia e Vinhos, para um debate estratégico de promoção conjunta na valorização dos produtos, na modernização, na customização, potenciação das novas tendências e novas tecnologias associadas às três vertentes. O debate culminou com uma Mostra de produtos da região, onde para além de provar os produtos, o público teve oportunidade de os conhecer melhor, descarregando uma aplicação de leitura de QR Codes, criada em parceria com uma empresa de Software, demonstrando em loco uma metodologia de Industria 4.0 aplicada ao sector Agroalimentar. Nesta Mostra estiveram presentes mais de 70 produtores de vinho, azeite, enchidos, cerveja, compotas e licores e contou com a participação de cerca de 1000 expectadores nos três dias de duração da conferência.
No âmbito do Programa de Aceleração da Industria 4.0 no Agroalimentar, promovido após as várias atividades, entre as quais os workshops de capacitação em industria 4.0, foram sinalizadas várias ideias com potencial de negócio. Destas foram selecionadas 8 empresas da região de Trás-os-Montes e Alto Douro do sector agroalimentar ou subsectores, para o programa de implementação de tecnologia 4.0 com o apoio e acompanhamento de um mentor especializado.